sexta-feira, 22 de julho de 2016

Formigas e homens

            Navegar no Facebook virou quase um hábito inconsciente e involuntário na sociedade atual. É recorrente que, ao menos uns cinco minutos por dia, percorra-se a timeline desse aplicativo, visitando a vida pública, nem sempre real, de inúmeras pessoas. Não fugindo a regra, também estava “vasculhando” esse universo de postagens e dizeres quando me deparei com um pequeno vídeo sobre uma personagem que não queria ser uma formiga, no qual duas pessoas discutem como nosso dia a dia impulsiona-nos a ignorarmos detalhes, mantermos padrões e vivermos em um eterno piloto automático, sem encontrarmos o botão para desligá-lo.
            É fato, cada vez mais, lutamos constantemente pela tão sonhada liberdade. Exaltamos o fim de semana perfeito em meio à natureza, a tarde sentada ao sol sem influência nefasta de Cronos. Tomaz Antônio Gonzaga, em seu célebre Marília de Dirceu, versou: “Num sítio ameno,/Cheio de rosas,/De brancos lírios,/Murtas viçosas,/Dos seus amores/Na companhia,/Dirceu passava/Alegre o dia.”, é essa a satisfação que todos buscam.
            Abraçamos um ritmo alucinante em nossas vidas cotidianas, e muitas vezes lamentamos isso, porém usufruímos de suas consequências, quanto mais incessante a rotina, maiores as possibilidades de se possuir um bom carro, uma boa casa, uma “boa vida”. Perambulamos entre dois opostos, o desejo bucólico e anseio urbano e tecnológico.
            O problema é que, durante esses afazeres intermináveis, vamos esquecendo os detalhes, viciando nossas vistas, negligenciando o micro em prol do macro, aprendendo, assim, a sermos efetivos e objetivos. Nesse processo, pessoas passam a ser números quantificados e pesados conforme a proximidade, nomes são substituídos por profissões e as amizades são controladas por contagens de redes sociais; tudo muito justificável pela comodidade, uma vez que abraçar leva muito tempo e sentar para uma conversa é um luxo impensável na correria atual.

            O que todos esquecem é que somos apenas o resultado de uma negociação há muito já feita por nossos antepassados, pela sociedade do ontem. Nossas vidas, como idealizamos, foram vendidas por quantias que vão atualizando-se ou sofrendo acréscimos generosos com o passar dos anos, mas em momento algum a negociação pode ser desfeita, o contrato já foi firmado, registrado e reconhecido. Talvez, o que se possa fazer, é transformar a rotina em que vivemos em algo a mais do que um meio para algo, transformá-la no próprio algo, transformá-la essencialmente na vida, sem a necessidade de aguardar um momento bucólico que pode nunca chegar. Thoreau disse em seus versos que foi à Floresta porque queria viver, mas o que precisamos entender é que, talvez, não exista mais Floresta aonde ir, e precisamos aprender a viver exatamente no ponto onde estamos. Achar tempo para um abraço e uma conversa em meio ao sem fim de obrigações que possuímos é primordial. Sermos formigas, presos a funções e vidas extremamente controladas, não necessariamente significa não sermos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário