segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Somente professores!

Somente professores!

Professor não é como a grande maioria das profissões. Isso é um fato, e dele não se pode fugir. Ele é eterno. É quase uma instituição à parte no mundo. Não existe ex-professor. Professor é para sempre. Você conclui a graduação, faz uma pós-graduação, um doutorado, um pós-doutorado e quando encontra a sua professora da 6° série, da mesma área que a sua, você olha para ela e com tom de respeito saúda: olá professora!
A recompensa de um professor por vezes parece pequena. Mas apenas quem está em sala de aula sabe o que é um sorriso e um olhar brilhando diante de uma nova informação. Professor é um transformador, ninguém é o mesmo após passar por um professor. Essa transformação não tem idade, preferência por gênero, por cor. O docente é um caso perdido de amor platônico. Amor pelos alunos, amor não correspondido, amor bandido. O aluno que não presta a mínima atenção, e quando um dia resolve prestá-la é como um belíssimo dia de sol. Esse mesmo aluno tira o sono do professor, não por seu distanciamento e despreocupação com as aulas, e sim pelo sentimento de impotência do educador em ver seu aluno se perder. Professor trabalha por amor sim, amor não passível de transmissão em palavras. Amor que vira ódio, para vir mais forte mais adiante.
Um vendedor, quando encontrar seu cliente anos depois não será chamado de vendedor. Um professor em 90% dos casos será tratado com o seu cargo antecedendo seu nome por toda a vida. Estar à frente de uma sala de aula é uma mágica em ação. Mágica sem segredo, sem truque. É uma sensação fenomenal. Dar aula é doar uma centelha de sua vida. É saber que por um centésimo de segundo que seja um pedação de sua vida entrou na vida de outra pessoa. Não há preço para isso.
Demorei em experimentar essa sensação, relutei, tentei fugir, mas me rendi. E agora reluto a escapar. Lembro com carinho de todos os envolvidos ...e meu Deus, como lembro. Deve ter algo inerente a biologia de um professor, que transforma qualquer sujeito que entrar em sala de aula em um ser dotado de memória suprema para guardar nomes e rostos de alunos. Guardo por todos um imenso carinho, as turmas do Jovem Aprendiz (alguns já iniciando os primeiros passos para serem futuros professores), o inesquecível colégio Luiz Dourado - um dia eu volto – onde aprendi muito. Aprendi com pessoas maravilhosas. Alunos fantásticos. Naturalmente, lembro do pessoal do Dom Alberto. Galera especial da oitava. Povo show do primeiro, segundo e terceiro ano. Obrigado pelas manhãs divertidas! Ao técnico em enfermagem, agradeço por tornarem minhas noites divertidas demais. Por fim, um grande abraço aos meus professores, atuais e anteriores. Pela paciência e dedicação “em tentar” tornar esse eterno aluno em um razoável professor!
Esse último parágrafo resume um pouco o que sinto como professor. Um parágrafo, um texto, é muito pouco para transmitir tudo que está envolvido nesse processo. Precisamos de mais valorização? Sim, com certeza. Mas, hoje, nos permitamos comemorar nosso dia em paz. Que não sejamos uma “categoria”, e sim “apenas” professores. Nem que seja apenas por hoje. Parabéns a todos!!!


Jeferson Luis de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário