quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Discernimento

                Discernimento, palavra relativamente longa e igualmente pouco usual no dia a dia, porém extremamente importante para a vida. O ato de discernir, talvez, venha a ser a prova irrefutável de autoconhecimento, de tranquilidade, de se saber como indivíduo. Sim, passamos boa parte da vida - na verdade, toda a vida – procurando saber quem somos e o que realmente desejamos. Existem aqueles que não trocam por nada no mundo uma boa e velha comidinha caseira, um arroz e um feijão recém feitos são mais do que o suficiente para compor um delicioso buffet. Entretanto há aqueles que optam por pratos mais elaborados, aguardam horas ansiosamente por uma boa e recheada lasanha. Não há um certo ou errado, apenas escolhas. Logo, discernimento para realizá-las passa a ser subsídio básico para uma vida.
                O todo do mundo, em sua grande maioria, trata-se de uma questão de escolha. Apesar de parecer algo fácil, escolher exige uma gama imensa de atribuições e qualidades. Aquele que escolhe, primeiramente, precisa saber o que realmente deseja. Para saber o que realmente deseja, é preciso, antes de mais nada, autoconhecimento. Autoconhecimento é possuir claro em sua mente o que considera como prioridades para si mesmo. Nunca esquecendo de que algumas escolhas, por questões óbvias de bom convívio social, não devem entrar em pauta, como matar ou não alguém, incluindo o colega de serviço ou de aula que acidentalmente deletou todo um arquivo com um trabalho fruto de meses de esforço.
                Em inúmeros momentos, acreditamos que a resposta aos nossos problemas está na casa ao lado, no que o outro fez quando estava diante da mesma situação, no que os outros pensam que deveria ser feito nessa mesma situação ou, simplesmente, no que suspeitamos que a sociedade faria em nosso lugar. O que relutamos para entender e aceitar é que a resposta correta está dentro de nós, assistindo a nossas decisões todos os dias, vivendo nossas escolhas; esquecemos de que somos senhores de nós mesmos, arcamos com todas as consequências de nossos atos, vivemos com nossas escolhas, isolados e sozinhos. Talvez o segredo de tudo seja realmente o discernimento de compreender o que nos faz bem, o que permite que possamos seguir, nem certo nem errado, apenas o que julgamos correto para nós, não para o mundo; uma vida, uma cabeça.
                Discernir não tem idade para começar, não possui proibição, exige apenas disposição para se desnudar diante do espelho, retirar as camadas e camadas de aparências, de máscaras, de atuações, de receios, de adequações; exige sinceridade consigo mesmo. No final, sempre existirá uma predileção, um preferir, um considerar melhor; arroz com feijão ou lasanha são apenas opções, nem melhores e nem piores. Se conseguir enxergar a você mesmo, as escolhas não serão mais difíceis, as encruzilhadas deixam de ser duvidosas, tudo passa a ser um longo e plano caminho de tijolos amarelos.

                Caso alcance esse caminho, faça um favor, volte e me conte como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário